Para quem não sabe (o que hoje em dia é muito dificil) o Titanic foi um navio a vapor construido na Irlanda do Norte pela empresa Harland and Wolff. Sua viagem inaugural foi no dia 10 de abril de 1912 de onde saiu de Southampton (Inglaterra) em direção a New York (Estados Unidos da América) porém na noite do dia 14, se chocou com um iceberg e afundou duas horas e meia depois já na madrugada do dia 15. Até a tragédia ele foi o maior navio de passageiros do mundo.
De 2.240 pessoas a bordo, morreram 1.523. Foi considerado um dos maiores desastres marítimos de todos os tempos. O Titanic tinha as mais avançadas tecnologias da época e era popurlamente chamado de inafundável. A notícia do seu naufrágio causou um grande espanto da população não só por causa de sua tecnologia avançada e tripulação experiente mas também pelo grande número de mortos.
Uma expedição franco-estunidense liderada por Robert Ballard que ocorreu em 1985 encontrou os destroços do navio.
Em 1997 foi lançado o filme com o mesmo nome e direção de James Cameron e foi um grande sucesso de bilheteria. O mesmo, como falei ontem, está em cartaz em uma versão remasterizada e 3D. Depois do lançamento do filme o interrese das pessoas pelo assunto aumentou.
Coincidencia ou não há uma curiosidade sobre o seu naugrágio que é bem intrigante. 14 anos antes da trágica viagem, um escritor de nome Morgan Robertson escreveu um livro dramático intitulado Futilidade que narrava a história de um navio de nome Titan, considerado indestrutível, que em uma noite fria de Abril - tal e qual como foi com Titanic - choca-se com um iceberg e afunda. O mais assombroso é que tanto o número de mortes referido na história, como a capacidade do navio fictício, e a maioria das características técnicas do Titan eram exatamente iguais às do Titanic. Para muitos, não passou de uma estranha e arrepiante coincidência e, para outros, terá sido uma premonição e, consequentemente, um aviso deixado por Morgan sobre o desastre.
Tá ai pra quem não conhecia muito a história, e pra quem já conhecia, um poste para relembrar a tragédia que hoje faz 100 anos.
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta aí!